O Caso dos Dez Negrinhos – Agatha Christie

Ontem assisti com meu namorado a adaptação da BBC One de And Then There Were None, e achei extremamente bem feita e detalhada. Aproveitando o ensejo, hoje é dia de fazer um post sobre ele, o meu livro favorito!

AndThenThereWereNone
Minissérie britânica de três episódios, exibida em dezembro de 2015, pela BBC One.  (imagem: Google)

Sei que o título foi transformado há pouco tempo em “E Não Sobrou Nenhum”, o que ao meu ver pode ser interpretado como um “grande spoiler”. Porém, quando li a primeira vez, a obra ainda chamava-se O Caso dos Dez Negrinhos, e isso (na minha humilde opinião) fez com que o final do livro fosse muito mais interessante e surpreendente do que se eu já soubesse previamente que não sobraria “nenhum”. Esse também é não apenas o meu livro favorito da Agatha Christie, mas o meu livro favorito de todos os tempos! Opiniões à parte, vamos ao que interessa!

post (1)

Sinopse: Um convite misterioso leva dez pessoas a se reunirem numa bela mansão. Todas escondem um crime em seu passado. Uma velha historieta infantil sobre o estranho caso dos dez negrinhos, crimes sem motivo aparente e um problema sem solução. Uma trama original, que se desdobra com matemática clareza; um desfecho elegante, sem sentimentalismo. Uma das melhores histórias da grande dama do romance policial.

Ano: 1981 (edição) , 1939 (publicação)

Páginas: 201

Editora: Abril

post (4)

Comentários:

Dez pessoas que nada tem em comum, sem se conhecerem umas às outras são convidadas por um misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha chamada “Ilha do Negro”.

Na primeira noite, quando todos já se conhecem e conversam animados na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes. Essa voz acusa cada um dos presentes de ter cometido um crime, que apesar de ser despropositado ou inevitável, levou à morte de outra pessoa.

Em cada um dos quartos da mansão há a transcrição de um famoso poema inglês chamado “Os Dez Negrinhos”, o que parece aos visitantes como uma homenagem à ilha. No poema, cada um dos negrinhos morre, um por um, de maneira misteriosa.

post (2)

Assim, também acontece na vida real. Cada uma das pessoas da ilha vai morrendo misteriosamente, sem deixar vestígios. Até não sobrar ninguém.

Mas como assim, não sobra ninguém? Quem é o responsável por todas as mortes? Quem comete esse crime perfeito?

Ao meu ver, e também da maioria dos fãs da autora, esse é o melhor romance dela exatamente por isso. A dama do crime conseguiu criar um enredo tão incrível, que torna praticamente impossível ao leitor-investigador deduzir o que acontece, e a solução só nos é apresentada na última página.

 post (3)

 E você, o que acha desse livro magnífico? Deixa seu comentário e até o próximo post! 😉

Anúncios

4 comentários sobre “O Caso dos Dez Negrinhos – Agatha Christie

  1. Oi, Bettina!
    Voltei aqui… Acredita que nunca li nenhum livro da Agatha Christie? Você recomenda começar por esse mesmo? Fiquei curiosa.
    Parabéns pelo post, bjos!
    http:1pedranocaminho.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oie, eu comecei com O Assassinato no Expresso do Oriente, mas sempre indico O Caso dos Dez Negrinhos (ou qual outro nome se tenha na edição hehe) pra quem nunca leu! É paixão na certa! 😀 Obrigada pela visita, sigo te acompanhando também! Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s