A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón

Julgar um livro pela capa às vezes pode ser um ótimo negócio.

Era meados de 2012 e eu admirava os livros recém chegados na biblioteca da escola. Sou muito chata, no geral, e quase nunca as coisas me interessam ou chamam minha atenção. E era assim com a maioria dos livros que eu via por lá. Eram os livros “de sempre”, os romances do Nicholas Sparks, do John Green, os quais não tenho nada contra, porém nada a favor. Stephanie Meyer estava em alta ainda naquela época. Enfim, aqueles livros que os autores escrevem várias vezes a mesma história, trocando apenas os personagens e um detalhe que outro.

Foi lá que vi um livro que me chamou atenção por nada menos do que a capa! Não sei por qual razão não vi mais detalhes sobre ele no dia, e na próxima vez que fui à biblioteca não sabia nem o nome do livro para procurá-lo. Nunca mais encontrei o livro, mas estava obstinada a lê-lo, mesmo sem saber do que se tratava.

Um tempo depois, então, acabei comprando o dito livro e ao ler a sinopse, estava certa de que amaria aquela história.

IMG_2747

Sinopse: Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade, A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura. Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.

Ano: 2007

Páginas: 399

Editora: Suma de Letras

Comentários:

A história passa-se em 1945, na cidade de Barcelona. Daniel Sempere é filho do dono de um sebo, que no dia do aniversário de onze anos do filho, o leva para conhecer o chamado “Cemitério dos Livros Esquecidos”, uma espécie de biblioteca sobrenatural, um lugar onde obras abandonadas eram guardadas a fim de um dia serem descobertas. O pai de Daniel lhe diz para escolher um livro do Cemitério, qualquer um. Ele acaba escolhendo A Sombra do Vento, do autor Julian Carax.

IMG_2811 - Copia

Acaba descobrindo que alguém pretende destruir quaisquer vestígios da existência de Julian, e para isso já havia destruído todos os exemplares de A Sombra do Vento (e de outros livros de sua autoria) – menos o que agora pertencia à Daniel, fazendo com que ele corra perigo e se envolva em uma trama repleta de ameaças.

A história vai se desenvolvendo conforme Daniel vai crescendo, e em paralelo, conhecemos mais sobre a triste história de Julian Carax. Tudo isso aliado à um desfecho surpreendente onde as duas histórias acabam se encontrando.

“O tempo me ensinou a não perder as esperanças, mas a não confiar demais nelas.”

Zafón escreve de uma maneira única e poética, e arrisco dizer que esse é um dos livros mais lindos e significativos que já li em minha vida. O romance é emocionante do início ao fim. Com todo o seu suspense e desdobramentos completamente inesperados, que não nos deixam largar o livro por sequer um minuto. É uma história sobre amor, assassinatos, sobrenatural, com detalhes sombrios de um mundo que já não existe mais. Além de tudo, é um livro sobre livros, para encantar todos que se intitulam amantes da literatura!

“Os livros são espelhos: neles só se vê o que possuímos dentro.”

E se você já leu esse livro, deixa um comentário dizendo o que achou! 🙂 Até a próxima!

Anúncios

4 comentários sobre “A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón

  1. Muito interessante o livro, estou precisando de um livro assim..Adorei a dica… Gostaria de te fazer um convite…Mês passado lançamos uma plataforma para Bloggers ai no Brasil bem interessante vale a pena conhecer, a plataforma esta dividida por grupos e cada membro do grupo divulga os post do outro é uma forma dos nossos blogs ficarem mais conhecidos..Entra lá e da uma olhada si você gostar cadastra seu blog é gratuito..

    http://www.feedhi.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s