Ponto de Impacto – Dan Brown

Não é de hoje que me declaro uma amante dos livros de Dan Brown. Na verdade, li o meu primeiro dele em 2006, ou seja, há dez anos. Posso dizer que minha relação com o Dan Brown já é bem duradoura!

Não pretendo falar desses livros que “todo mundo conhece” até porque, tanto tempo depois do lançamento, depois de tanta fama (e polêmicas), acho que não há pessoa que não conheça os quatro romances protagonizados por Robert Langdon (O Código da Vinci, Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido e Inferno).

Vim então para falar do primeiro livro que li do autor, e num próximo post quero falar do segundo que li dele, “Fortaleza Digital”, que também não é desses mais “populares”.

IMG_3017

Por eu ter lido o livro há um tempinho, lembro mais da ideia da obra no geral, e creio que não haverá muita riqueza de detalhes no post. Talvez também haja alguns spoilers mais pesados que o normal (praticamente conto toda a essência do livro e estrago possíveis surpresas de quem pretender ler). Mas, se você não se importa com isso, pode seguir a leitura. 🙂

Sinopse: Quando um novo satélite da NASA encontra um estranho objeto escondido nas profundezas do Ártico, a agência espacial aproveita o impacto da sua descoberta para contornar uma grave crise financeira e de credibilidade. O peso dessa revelação acarreta sérias implicações para a política espacial norte-americana e, sobretudo, para a iminente eleição presidencial.
Com fascinantes informações sobre a NASA, a comunidade de inteligência e os bastidores da política americana, sem falar na polêmica discussão sobre a possibilidade de vida extraterrestre, Ponto de Impacto revela o amadurecimento de Dan Brown como escritor, reunindo todas as qualidades que o transformariam em um fenômeno mundial com seu livro seguinte, O Código Da Vinci.

Ano: 2005 (edição),  2001 (publicação)

Páginas: 448

Editora: Sextante

Comentários: O livro começa com a descoberta da NASA sobre um meteorito localizado na geleira Milne, no Ártico. Quatro cientistas são chamados para desenvolver pesquisas sobre a natureza desse meteorito, que possui resíduos de fósseis artrópodes, o que só pode indicar vida fora da Terra! Junto dos cientistas, também é enviada a agente de inteligência Rachel Sexton, que é filha do adversário político do então presidente dos Estados Unidos. Tudo isso concomitante ao fato de a NASA estar sendo o assunto mais polêmico das então eleições presidenciais: o senador Sexton usa de boa parte de sua campanha para alegar a falta de utilidade da NASA e do excesso de recursos estatais investidos na instituição.

Acontece que os cientistas acabam por descobrir que o meteorito é nada mais, nada menos do que uma farsa do governo americano. Era de extrema necessidade um acontecimento como esse para provar ao povo o quanto a instituição era importante. Com a descoberta da fraude, os cientistas passam a ser caçados por assassinos profissionais, a chamada “Força Delta”, que se mostra pronta para eliminá-los e esconder a verdade. A narrativa segue conforme Rachel e o grupo de cientistas lutam por sobrevivência.

IMG_3020

A história é envolvente, como bem sabe fazer Dan Brown, repleta de adrenalina e uma grande conspiração governamental (gosto muito de temáticas conspiratórias hehe). Pode não ser o melhor livro do autor (considero Anjos e Demônios o melhor), mas foi o primeiro livro adulto que li, portanto tenho por ele um enorme carinho.

E você, gosta de Dan Brown? 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s